• siteatlassociacao

Situação atual CAM II: proposta para lidar com o aumento de passivo desse benefício em 06/11/2015

Caros, boa tarde.

Informamos que no próximo dia 09 de dezembro será realizada uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) na sede da ATT, conforme divulgado nos dias 20 e 26 de outubro. O tema principal que será debatido nesse encontro é o passivo do CAM II, pois nos últimos cinco anos houve um forte aumento de tripulantes precisando desse benefício.


Até 2010, a média de tripulantes afastados de forma permanente, que deram entrada no CAM II, era de nove por ano. Entre 2011 e 2015, a média subiu para aproximadamente 31 pessoas por ano, ou seja, o número de associados afastados teve um aumento de 240% na comparação entre os dois períodos.

Veja na tabela anexada abaixo o número de associados afastados a cada ano, considerando sua área de atuação.

Com exceção de 2007, quando houve o acidente com o Voo JJ3054, todos os anos até 2010 registraram entre quatro e 11 afastamentos. A partir de 2011, o número subiu e ficou entre 19 e 43.

Esses resultados impactaram diretamente os associados, pois houve um forte aumento no rateio para o CAM II. Como consequência, alguns deixaram a ATT, fator que também contribuiu para o aumento já que o valor começou a ser dividido por um número menor de pessoas. O problema foi acentuado entre 2012 e início de 2014, quando um grande número de associados deixou a ATT após sérios problemas internos de gestão.

Hoje, o passivo do CAM II está alto e a tendência é que o número continue subindo devido às alterações praticadas pelo INSS e as mudanças no RBAC67, conduzidas pelas juntas especiais de saúde. O passivo aumenta, pois a cada ano mais associados se afastam de forma permanente.

Além do aumento anual do passivo, o problema resulta em outra dificuldade: a demora em quitar o valor total do benefício dos associados afastados pelo CAM II. Antes de 2011, o valor muitas vezes era pago à vista, hoje é necessário dividir em diversas parcelas, causando transtorno para os beneficiários do programa.

A proposta

Nas próximas semanas que antecedem a AGE do dia 09 de dezembro, apresentaremos com detalhes todos os números e a situação desse benefício. Além disso, mostraremos também todas as condições de uma possível parceria com a Mongeral Aegon, um dos maiores grupos seguradores do mundo. Eles poderão oferecer condições especiais para a ATT, caso essa aliança seja aprovada pelos associados.

Participem da AGE que será realizada no dia 09 de dezembro, tire suas dúvidas e faça valer o seu voto. Reforçamos que nenhuma medida será tomada sem a aprovação e consentimento dos associados da ATT.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo