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IFALPA comunica rebaixamento da classificação do espaço aéreo brasileiro

Caros associados,

O SNA, a ATT, a ABRAPAC e a ASAGOL foram informados na manhã desta segunda-feira (25/04) que todo o espaço aéreo brasileiro foi rebaixado para a categoria Critically Deficient (Criticamente deficiente). A IFALPA (International Federation of Air Line Pilots´ Association), responsável pelo rebaixamento do país, enviou uma carta para a SAC (Secretaria de Aviação Civil) com a decisão, tomada na conferência realizada pela entidade entre os dias 14 e 18 de abril, em New Orleans (EUA). 

O perigo baloeiro, assunto em pauta nos últimos encontros sobre segurança da aviação, foi o fator determinante para a IFALPA tomar essa decisão. O Safety da ATT lidera os debates sobre esse assunto e apresentou diversos estudos a respeito desse tema nos últimos encontros entre entidades do setor. Apesar do aviso da IFALPA em dezembro, alertando para a possibilidade de rebaixamento, não houve resposta satisfatória dos órgãos competentes.

Com isso, o espaço aéreo brasileiro passou a ter a mesma classificação de países com zonas de guerra, locais com aeroportos improvisados e regiões sem sistemas de controle de tráfego aéreo. A entidade informou que se as medidas necessárias não forem tomadas o quanto antes, a IFALPA reforçará as orientações para as companhias aéreas internacionais evitarem o espaço aéreo brasileiro, inclusive durante os Jogos Olímpicos.

As associações e o SNA estão trabalhando junto à IFALPA para encontrar soluções que possam mitigar esse problema no país. O objetivo é continuar o trabalho realizado para auxiliar na resolução dessa questão e fazer com que o Brasil recupere a categoria de espaço aéreo seguro na análise da entidade.

O que é a IFALPA?

A IFALPA representa mais de 100 mil pilotos de linha aérea em mais de 100 países ao redor do mundo. Fazem parte do grupo de trabalho brasileiro da entidade o SNA, a ATT, a ABRAPAC e a ASAGOL, que contribuem com dados, informações, pesquisas, estudos, levantamentos e trabalhos sobre o setor, principalmente segurança de voo. 

Leia a carta enviada pela IFALPA no link a seguir: http://att.org.br/2016/Letter_IFALPA.pdf

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