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Dica da Nutri: veja como iniciar a preparação para o verão com a Dra. Denise

Olá pessoal,

A Dra. Denise Perone, nutricionista parceira da ATT e dona da Tecnvtri, escreveu mais um artigo para vocês. Dessa vez o tema é a aproximação do verão e como começar a se preparar para ele. A profissional destaca certos cuidados importantes, como a necessidade de seguir uma alimentação nutritiva, ter paciência para perder peso com responsabilidade e não consumir alimentos termogênicos em excesso.

Veja abaixo o texto da Dra. Denise na íntegra. Vale lembrar que ela estará conosco para um bate-papo com vocês no evento do Dia do Aviador, no Aeroporto de Congonhas em local próximo à unidade da Anvisa, das 10h00 às 17h00:

“Ahhh o verão.

Acho que deve ser a época mais esperada do ano. Porém, junto com a sua chegada, surgem as rápidas metas de verão, como a busca do corpo desejado. Porém, para o alcance desse objetivo, é necessário disciplina e equilíbrio entre a alimentação e a atividade física, seja para o emagrecimento, ganho de massa muscular ou perda de gordura.

Pense sempre assim: “ganhei peso em longo prazo, preciso ter paciência para perdê-lo”. Com essa mentalidade, você já tem 50% do sucesso garantido. Os outros 50% estão na responsabilidade com sua saúde e no acompanhamento de um bom nutricionista, afinal, sua saúde é seu maior bem.

Uma alimentação saudável se classifica como uma alimentação que fornece todos os nutrientes necessários para a o equilíbrio do organismo. Sendo assim, fonte de macronutrientes (proteínas, carboidratos e lipídeos) e micronutrientes (vitaminas, minerais e compostos bioativos).

No verão, pode ocorrer a inibição da fome, que é causada pelo calor excessivo. Essa falta de apetite pode gerar jejuns prolongados, um aspecto negativo para o funcionamento do metabolismo e ao organismo, que fica fraco e debilitado.

Alimentos leves, como saladas, frutas e legumes são uma excelente alternativa nesta época, pois além de serem fontes de micronutrientes, não possuem aditivos artificiais entre seus ingredientes, que geralmente têm muita gordura e carboidratos que aumentam o número de calorias. Os alimentos industrializados podem ser ricos em sódio, que no verão pode aumentar a retenção hídrica e contribuir para inchaços.

Os alimentos integrais são fontes de vitaminas do complexo B, que atuam no metabolismo energético, contribuindo para um aumento de disposição. Além das fibras, que auxiliam no equilíbrio da microbiota intestinal, proporcionando sensação de saciedade e sendo coadjuvante na perda de peso.

Os alimentos termogênicos são uma grande procura nesta época do ano porque contribuem para a queima de calorias e perda de gordura localizada. Eles aumentam a temperatura corporal do organismo e aceleram o metabolismo. Alguns exemplos são chá verde, gengibre e pimenta-vermelha, mas se lembre sempre de consumir com parcimônia. O chá verde, por exemplo, é bom ser consumido apenas no limite de duas xícaras ao dia, mais do que isso faz mal à saúde.

Durante as altas temperaturas do verão também se faz necessário um maior cuidado com a hidratação do organismo, uma vez que a perda de líquidos e sais minerais são maiores quando comparado a outras estações do ano. Para aumentar a ingestão de água e manter a homeostase do corpo existe a opção de beber água de coco e sucos naturais, porém, é necessário ficar atento, pois tais líquidos não substituem a água. ‘ÁGUA É ÁGUA’. O consumo deve ser de 8 a 10 copos diários, sucos naturais e água de coco são apenas complementos.”

Dra. Denise Godoy Perone, nutricionista da Tecnvtri.

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