top of page
  • siteatlassociacao

Dados para desenvolvimento do fadigômetro serão coletados a partir de julho

Caros associados,

Em reunião realizada na última quarta-feira (23/05), na sede da ASAGOL, o Comitê Técnico responsável pela implantação do primeiro fadigômetro da aviação civil brasileira homologou o sistema gerenciador das futuras escalas, que serão enviadas de forma voluntária pelos tripulantes que aderirem ao experimento.


O objetivo do projeto é mapear a fadiga na aviação brasileira, sem identificar participantes e empresas aéreas. Essa é uma pesquisa inédita no país, que tem o intuito de estimar o nível de alerta dos tripulantes durante suas jornadas de trabalho. Os dados recolhidos serão fundamentais para análises de riscos relativos à fadiga e contribuirão para a criação de recomendações de segurança para sua mitigação.

O projeto está em análise pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto de Biociências da USP, do qual aguarda o parecer final, e deverá entrar na fase de coleta de dados em julho, quando os aeronautas poderão começar a submeter suas escalas para a pesquisa.

A ATL foi representada na reunião pelo seu Diretor de Safety, Copl. Paulo Spyer, e o analista de Safety, Fabiano Paes. Qualquer novidade relacionada ao fadigômetro será noticiada em nossos canais de comunicação.

Para saber mais sobre o projeto, de iniciativa do SNA, ATL, ASAGOL e ABRAPAC, acesse o seguinte link: https://goo.gl/NDkYss

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer


bottom of page