• ATL

Guia Jump Seat

Em 2016 os tripulantes técnicos e comerciais do Brasil conseguiram o beneficio do “Passe Livre“, o que de fato foi extremamente positivo para o grupo de tripulantes.


O passe livre lhe permite a utilização do jump seat dentro do cockpit dos aviões de empresas aéreas brasileiras (de acordo com as políticas internas das empresas).


Cada empresa tem seus procedimentos escritos nos MGOs e inclusive com checklist específicos para realizar um briefing com o tripulante no jump seat.


Porém, foi relatado por vezes (independente da empresa) que as informações importantes, pertinentes à utilização do jump seat nem sempre são transmitidas ou recebidas com clareza.


Na conferencia anual da IFALPA em Luxemburgo (2018) este tema (utilização do jump seat) já começava a despertar interesse na comunidade aeronáutica internacional.


Pensando nesta abordagem da IFALPA a ATL liderou um grupo de trabalho envolvendo a ABRAPAC, ASAGOL, SNA e a EPA (Escola Paranaense de Aviação) que resultou na criação desta campanha de cunho educativo em prol da segurança de voo, baseado no Jump Seat Guide da ALPA-USA.


Este projeto atende a um dos quatro pilares do SGSO (Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional) que é a “Atividade Promocional” que visa incentivar a participação do pessoal envolvido com a atividade aérea na prevenção de ocorrências aeronáuticas a fim de elevar o nível de consciência nos assuntos afetos à segurança de voo, como rege a NSCA 3-3 (Norma do Sistema do Comando da Aeronáutica).


Saiba mais:


PROGRAMA-GUIA-JUMP-SEAT
.pdf
Download PDF • 755KB

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo