CNFH se reúne para atualizações do Projeto Fadigômetro e de estudos sobre fadiga na aviação
- siteatlassociacao7
- 8 de out.
- 2 min de leitura

Na última segunda-feira (06/10), a Comissão Nacional de Fadiga Humana (CNFH) se reuniu em um encontro híbrido – presencialmente na sede da ASAGOL e de forma online – para compartilhar as atualizações do Projeto Fadigômetro, das pesquisas recentes sobre os impactos da fadiga na aviação e debater sobre os temas.
Na primeira apresentação, no âmbito do Projeto Fadigômetro, foram atualizadas as estatísticas, atingindo as marcas de 1.513 aeronautas, 43.854 escalas e 4.7 milhões de horas de jornada no banco de dados. O mais recente artigo do projeto foi aceito pelo renomado periódico Scientific Reports e em breve será publicado. O Artigo propõe mitigações e boas práticas no uso de modelos biomatemáticos. Este trabalho será apresentado no 25º Simpósio de trabalho em turno, que será realizado em novembro de 2025. O Projeto também demonstrou sua capacidade em produzir trabalhos acadêmicos, como a Dissertação de Mestrado Profissional do ITA do Sr. Eduardo Pessini.
A segunda apresentação foi o projeto de doutorado a ser desenvolvido por Fernanda Tiemi Nakashima Ferreira (doutoranda do Instituto de Biociências da USP), no qual irá abordar o impacto da fadiga no desempenho cognitivo medido em um grupo controle e em um grupo de aeronautas brasileiros e comparar tais medidas com a estimativa de efetividade, trazendo avaliações comportamentais e eletroencefalográficas aplicadas à aviação civil brasileira. O projeto também irá auxiliar na continuidade da pesquisa do Fadigômetro.
Na terceira apresentação, o Me. Eduardo Pena Pessini atualizou os resultados de sua Dissertação de Mestrado que trata sobre a adaptação dos parâmetros do SAFTE-FAST, considerando os hábitos de sono e rotinas de trabalho dos aeronautas no âmbito do Projeto Fadigômetro.
A quarta apresentação foi feita pelo Cmte. Tulio Rodrigues, representando a ASAGOL, que trouxe as atualizações do estudo sobre fadiga e sonolência de pilotos brasileiros, com previsões do modelo SAFTE-FAST pautadas em medidas de actigrafia e escalas reais. Os dados apresentados foram baseados em pesquisa de doutorado da Dra. Izabela Tissot, da ANAC. O resultado deste estudo será apresentado em formato de poster no 25º Simpósio de trabalho em turnos em novembro de 2025.
Ao final da reunião, a Comissão deu parecer favorável aos estudos 3 e 4 (terceira e quarta apresentações), com exceção da Azul Linhas Aéreas, que ficou de analisar e retornar até sexta-feira (10).
Participaram da reunião os seguintes membros da CNFH: Prof. Dr. André Frazão Helene (IB-USP), Sra. Angélica Escabora (LATAM), Cmte. Audrey Savini (AZUL), Sr. Carlos Perin (ABRAPAC), Sr. Diego Silva (AZUL), Sr. Eduardo Furlan (ASAGOL), Sr. Eduardo Pessini (ITA), Sra. Fernanda Tiemi (IB-USP), Dra. Frida Fischer (FSP-USP), Dra. Izabela Tissot (ANAC), Sr. João Lisbôa (SNA), Sr. Lucas Costa (GOL), Cmte. Luciano Baia (ATL), Cmte. Tulio Rodrigues (ASAGOL) e Sr. Tiago da Silva (AZUL).
.png)







Comentários