top of page
  • siteatlassociacao

ATT, SNA e ABRAPAC integram equipe da IFALPA em encontro sobre segurança na aviação

Caros associados,

A ATT, o SNA e a ABRAPAC participaram do 23º encontro do Grupo Pan-Americano de Trabalhos sobre Segurança na Aviação (Pan American Regional Aviation Safety Team – PA-RAST). O evento foi realizado em São José dos Campos (SP), na sede da Embraer, na última semana e a presença das entidades ocorreu por meio do Grupo IFALPA (Federação Internacional das Associações de Pilotos). O encontro foi mais uma iniciativa para a criação de estratégias com o objetivo de mitigar os riscos operacionais da aviação comercial.


O Cmte. Victor Giorgi e o analista de safety Philipe Pacheco representaram a associação nesse importante encontro, que debateu os números correspondentes ao cenário de segurança operacional em 2015 em comparação às metas para melhorias estipuladas pela ICAO (Organização de Aviação Civil Internacional). Os índices da região estão próximos da redução determinada para o período entre 2010 e 2020, que almeja a redução em 50% do “risco de fatalidade” (Fatality Risk). O Brasil recebeu destaque perante aos demais países da região devido a avanços apresentados.

Participaram do encontro as principais entidades da indústria aeronáutica na região Pan-Americana como IATA, ANAC, FAA, Decea, Sipacea e Embraer, além de representantes das companhias aéreas.

IFALPA participa ativamente dos debates

O grupo que representou a IFALPA, com participação da ATT, realizou uma apresentação sobre balões juninos, que preocupam a aviação comercial no Brasil. As autoridades presentes entenderam a importância de tornar ainda mais rígida a fiscalização dessa atividade para evitar casos de acidentes.

Além disso, a IFALPA também foi convidada para integrar o grupo que estuda os eventos de MAC (Mid Air Collision) na região Pan-Americana. Esse grupo já desenvolve trabalhos avançados, proporcionando medidas conjuntas para diminuir esse tipo de evento.

A IFALPA também recebeu o convite para participar do BCAST (Grupo Brasileiro de Segurança Operacional da Aviação Comercial). Essa equipe foi criada para discutir medidas de segurança operacionais, atendendo às necessidades do país.

Foto: Philipe Pacheco (primeiro da esq. para a dir.) e Cmte. Victor Giorgi (segundo da dir. para a esq.), membros da ATT, representaram a IFALPA no evento.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page