top of page

SNA, ATT e demais associações publicam revisão do relatório de FRMS

pegadasdigitaismkt9

Já está disponível para leitura o relatório revisado com as propostas dos aeronautas para o futuro RBAC de FRMS (Fatigue Risk Management System), documento originalmente entregue à Gerência de Fatores Humanos da ANAC em Dezembro de 2015. Essa revisão foi necessária após a constatação de um problema de parametrização proveniente do IBR (Institutes for Behavior Resources), entidade com a qual a categoria, representada por SNA, ABRAPAC, ASAGOL e ATT, firmou uma parceria inédita para elaboração do estudo.


Mantendo a transparência profissional e ética científica, os aeronautas realizaram os ajustes necessários ao relatório. Ele se destaca pela introdução de uma nova metodologia de análise da exposição ao risco da fadiga ao longo da jornada de trabalho baseada no modelo biomatemático SAFTE-FAST e reflete o posicionamento técnico-científico das entidades representativas.

Dentre os diversos aspectos abordados estão:

– Um panorama da fadiga na aviação nacional; – A construção de uma tabela de jornada para tripulação simples adaptada à realidade brasileira; – Critérios para programações de voos em madrugadas consecutivas; – Critério para recuperação em folgas simples; – Tabelas de limites de jornada para tripulações compostas e de revezamento; – Posicionamento dos aeronautas em relação ao commuting.

A íntegra do Relatório pode ser acessada nos links a seguir junto com recente pesquisa sobre fadiga de pilotos na aviação civil brasileira:

A versão em inglês desse material está em fase de conclusão para ser disponibilizada à comunidade internacional.

O futuro RBAC de FRMS está previsto no texto da nova Lei do Aeronauta (PL 8255/14), que atualmente tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC). O texto será o principal instrumento regulatório no que se refere aos diversos limites prescritivos para as empresas que venham a possuir um Programa de Gerenciamento do Risco da Fadiga aprovado pela ANAC.

A expectativa dos aeronautas é de que o relatório fortaleça as bases científicas, conforme as necessidades e demandas da aviação, para a elaboração de um RBAC sobre FRMS que eleve a segurança operacional a novos patamares no país.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


©2021 por Associação dos Tripulantes da LATAM Brasil - ATL

bottom of page