Em reunião com a ANAC nesta segunda-feira (11/07) os aeronautas apresentaram a proposta revisada da categoria para o futuro RBAC de FRMS. Esse trabalho é fruto de uma parceria inédita entre SNA, ATT, ABRAPAC, ASAGOL e IBR (Institutes for Behavior Resources).
O encontro serviu para que o documento fosse entregue formalmente à ANAC e abriu a oportunidade de um novo debate entre os representantes da categoria e a Gerência de Fatores Humanos do órgão.
A íntegra do relatório pode ser acessada nos links a seguir, assim como a recente pesquisa sobre fadiga de pilotos na aviação civil brasileira:
Relatório RBAC-FRMS (Parte I): http://www.att.org.br/2016/Relatorio-FRMS-Parte-01.pdf Relatório RBAC-FRMS (Parte II): http://www.att.org.br/2016/Relatorio-FRMS-Parte-02.pdf Panorama da Fadiga na Aviação Civil Brasileira: http://www.att.org.br/2016/Jornada-Fatores.pdf
A versão em inglês desse material está em fase de conclusão e será disponibilizada à comunidade internacional em breve.
O futuro RBAC de FRMS será o principal instrumento regulatório no que se refere aos diversos limites prescritivos para as empresas que venham a possuir um Programa de Gerenciamento do Risco da Fadiga aprovado pela ANAC, sendo o relatório técnico dos aeronautas direcionado a fortalecer as bases científicas para sua implementação.
Comments