Caros associados,
Nos dias 06 e 07 de abril foi realizado um comitê voltado aos tripulantes de cabine na sede da ITF (Internacional Transport Workers Federation) em Londres, Reino Unido. Líderes da categoria em diversos países se reuniram para debater assuntos pertinentes referentes à própria atuação dos profissionais. A Cmra. Luciana Vaz, assessora da presidência da ATT, representou a associação no evento.
Um dos assuntos destacados foi uma apresentação sobre a qualidade do ar dentro dos aviões. Recentemente, o número de tripulantes com problemas de saúde devido ao tempo em exposição a gases tóxicos, que entram na cabine após o acionamento dos motores das aeronaves, aumentou.
Outro tema importante do evento, também debatido em outros congressos recentes de Aviação Civil, foi as práticas irregulares da empresa Qatar Airways em relação aos seus funcionários provenientes de outros países. Eles afirmam que sofrem constantes discriminações por parte da empresa, que não possui um sindicato que defenda os direitos dos comissários de bordo.
Já os representantes da empresa Delta Airlines também apresentaram as dificuldades para realizar a formação do sindicado dos comissários de bordo da companhia, conhecido como IAM DELTA.
O encontro foi encerrado com um debate sobre a política de céus abertos na Europa e em outros países, prática de Bandeiras de Conveniência e sugestões de pautas para o próximo comitê.
O que é a ITF?
A ITF, organizadora do evento, é uma federação internacional que atua em prol dos trabalhadores da área de transportes. Cerca de 700 sindicatos, que representam mais de 4,5 milhões de trabalhadores do setor em cerca de 150 países, são membros dessa organização. Ela é aliada à ITUC (International Trade Union Confederation).
O escritório principal da ITF está localizado na cidade de Londres, mas há também sedes da instituição em Amã, Bruxelas, Nairobi, Nova Delhi, Ouagadougou e Tóquio. No Brasil, a entidade tem um escritório na cidade do Rio de Janeiro.
Kommentare