top of page
  • siteatlassociacao

Cmte. Fachini apresenta o programa Alto Arapiuns, criado e promovido por aviadores

Um projeto, promovido por aviadores, para oferecer serviços básicos a pessoas carentes que residem em comunidades afastadas de grandes centros urbanos. Foi com essa premissa que o comandante Lelis Fachini Filho teve a ideia de criar o programa Alto Arapiuns, com o auxílio do Aeroclube de Voo a Vela de São José dos Campos. O projeto leva atendimento e suporte nas áreas agrícola, de saúde e de comunicação a dezenas de pessoas que residem em uma região inóspita no estado do Pará.


A cidade mais próxima das comunidades localizadas na Bacia de Afluentes do Rio Arapiuns, escolhidas para o programa, é Santarém. Para chegar ao local, é necessária uma viagem de mais de dez horas de barco, o que dificulta o acesso a serviços básicos e a comunicação com outros centros.

Desde 2011, o Cmte. Fachini organiza as ações de auxílio no local e promove as iniciativas junto a parceiros do projeto.

Veja a seguir a entrevista realizada com ele:

ATT – Como surgiu o formato do programa Alto Arapiuns?

Cmte. Fachini – Eu queria um projeto que auxiliasse a região, mas que não fosse assistencialista. Não queria apenas recolher e levar doações, o objetivo era trazer um serviço, trabalhar para o seu desenvolvimento. Em 2010, eu voava o A340 e comecei a ter mais tempo de folga para programar essa ideia. Recebi o apoio do Centro Universitário de Anápolis, que cedeu um professor doutor em sociologia para visitar as comunidades conosco e começamos um trabalho de pesquisa. Chegamos à conclusão que as principais necessidades deles eram agrícolas, saúde bucal e comunicação e começamos a agir nessas vertentes.

ATT – Como é realizado o trabalho? Cmte. Fachini – A cada dois meses nós visitamos o local e levamos serviços e auxílio para a comunidade. Levamos um grupo de voluntários para participarem das atividades e ajudarem nesse trabalho. Contamos com o apoio de parceiros e doações.

ATT – O projeto é mantido dessa forma? Cmte. Fachini – Sim, contamos com um grande apoio do grupo de voo da LATAM, extremamente participativo. Cerca de 70% dos nossos recursos são provenientes de doações dos colegas, que também participam como voluntários.

A LATAM oferece 60 viagens gratuitas para deslocarmos os voluntários. Eles também ajudam com a divulgação, a revista interna deste mês traz uma publicidade do projeto na página 69.

ATT – Como as pessoas podem conhecer melhor o projeto? Cmte. Fachini – Basta acessar www.altoarapiuns.com.br para ter acesso a fotos, história, vídeos, notícias e parceiros. Também poderão saber como está o andamento de cada projeto e realizar doações, indo no menu principal, ou diretamente na página, em www.altoarapiuns.com.br/doacao.

Facebook do programa: Alto Arapiuns

Imagem: publicação feita na revista interna da LATAM.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page