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Brasil recebe papel de destaque no Encontro CAR/SAM 2016, da IFALPA

Caros associados,

A cidade do Rio de Janeiro sediou o Encontro Regional da IFALPA para a região Caribe e América do Sul (CAR/SAM 2016), realizado entre 05 e 07 de dezembro deste ano. O evento promoveu debates no setor da aviação, com temas técnicos, operacionais, trabalhistas e de mercado. A delegação brasileira foi formada por SNA, ABRAPAC, ASAGOL e ATT e ocupou posição de destaque entre os outros sete países participantes: Argentina, Bahamas, Colômbia, Ilhas Cayman, México, Panamá e Uruguai.

Entre os assuntos abordados no encontro estão temas importantes da aviação internacional, como fadiga (FRMS), Perigo Baloeiro e testes contra o uso de substâncias ilegais. O analista de Safety da ATT, Philipe Pacheco, foi o responsável por realizar uma apresentação sobre as políticas atuais do Brasil para aplicação de testes toxicológicos.

Representantes de grandes companhias brasileiras participaram e também realizaram apresentações. O Cmte. Ari Batista, da GOL, comentou sobre aproximação não estabilizada e gerenciamento de energia, enquanto o Cmte. Peixoto, da Azul, discursou sobre cultura organizacional e o BCAST (Brazilian Commercial Aviation Safety Team).

A delegação nacional deu atenção especial à fadiga humana e apresentou a versão em inglês do Relatório de FRMS dos Aeronautas, o Cmte. Tulio Rodrigues, da ASAGOL, realizou uma palestra com riqueza e profundidade de dados. A apresentação chamou a atenção dos participantes, que puderam perceber o estágio avançado dos estudos para monitoramento de fadiga entre tripulações brasileiras e a mitigação dos riscos.

O Diretor da Secretaria de Segurança de voo do SNA, Matheus Ghislene, trouxe aos membros um reporte geral sobre os trabalhos no Brasil, com ênfase no Perigo Baloeiro e nas ações desenvolvidas junto ao Governo Federal e aos órgãos de proteção ao voo.

Já os órgãos de segurança e proteção ao voo se fizeram presentes através do DECEA, que levou aos participantes uma apresentação sobre PBN (Performance Based Navigation) feita pelo Ten. Márcio André da Silva.

Veja nos links abaixo a versão em inglês do Relatório de FRMS dos Aeronautas:

Controle de Fadiga

Durante o encontro, representantes do SNA, ABRAPAC, ASAGOL e ATT formalizaram uma parceria inédita visando o monitoramento da fadiga na aviação nacional. O termo assinado na última segunda-feira (05/12), após a apresentação do Relatório de FRMS dos Aeronautas à comunidade internacional, possibilitará o desenvolvimento do primeiro Fadigômetro da aviação civil brasileira.

O programa, projetado como um termômetro dinâmico que monitora o estado de alerta dos tripulantes a partir de suas escalas de trabalho, possibilitará a manutenção de um apurado registro anônimo para visualização dos impactos da fadiga sobre as tripulações. A ferramenta é baseada em princípios científicos e modelos bio-matemáticos para a prevenção de acidentes e incidentes a partir da identificação de perigos.

A parceria é um marco que reforça o trabalho realizado durante os últimos anos pelo sindicato e associações em prol da segurança operacional. Os primeiros resultados desse trabalho conjunto devem surgir no segundo semestre de 2017.

Para os próximos meses, o foco do grupo formado pelo sindicato e associações será a adequação e implantação das melhores práticas internacionais conforme a realidade do Brasil. Também será dada continuidade ao desenvolvimento das bases para a introdução do FRMS, no controle e mitigação de riscos à operação, dentre os quais o Perigo Baloeiro, e na melhoria constante das condições de trabalho dos aeronautas.

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