• siteatlassociacao

ATT Informa: TV Globo flagra balões sobrevoando a região do Aeroporto de Guarulhos


Para ver a reportagem na íntegra, clique na imagem

Caros associados,

No programa “Bom Dia São Paulo” da última quarta-feira (15/11), a TV Globo transmitiu ao vivo um flagrante de um balão de grandes proporções sobrevoando a região do Aeroporto de Guarulhos. A reportagem destacou que o objeto estava uma área de rotas de aeronaves, representando um sério risco às operações, e que essa atividade é considerada crime no Brasil. Logo depois, a emissora registrou um segundo balão sobrevoando a mesma área.


A equipe de vídeo da TV Globo ainda transmitiu o momento em que um avião em decolagem passa muito próximo ao balão. Pouco tempo depois, o objeto foi visto caindo em uma casa no bairro do Pacaembu, representando um perigo real de incêndio.

A reportagem informou que outra ocorrência de balão foi registrada na Zona Norte de São Paulo e fechou, por 15 minutos, o Aeroporto de Campo de Marte. Os flagrantes ocorreram três dias após o Aeroporto de Congonhas permanecer com as atividades interrompidas por duas horas devido à presença de um drone em seu espaço aéreo.

A ATT participa ativamente de debates em torno desse tema, em conjunto com o SNA, a ASAGOL e a ABRAPAC. A associação lidera a Comissão Nacional do Perigo Baloeiro, que traz levantamentos, promove a discussão e busca a conscientização para mitigar esse problema.

Vale lembrar que, em 2015, a IFALPA (International Federation of Air Line Pilots’ Associations) rebaixou o espaço aéreo brasileiro para a categoria “Black Star”, justamente devido ao alto índice de registro de balões em nosso espaço aéreo. Até o momento, o Brasil não recuperou essa avaliação.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo